Escolha uma Página

Durante os dias mais frios do inverno, além de a preguiça de sair de casa aumentar, as dores musculares e nas articulações também tendem a incomodar mais. A reação do corpo à mudança de temperatura e à falta de movimento podem explicar a piora na dor nas regiões durante a estação.

“A musculatura, assim como a circulação, sofre contração com o frio. Se ela se mantém contraída por muito tempo, pode aparecer a dor”, explica Julian Machado, médico ortopedista do Hospital Santa Lúcia e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

A contração dos vasos sanguíneos no frio acontece para regular a temperatura do corpo, e garantir que o sangue chegue aos órgãos vitais. Para isso, algumas regiões, principalmente as periféricas, como mãos e pés, recebem menos sangue. A irrigação piorada nas extremidades, músculos e articulações pode piorar o quadro.

“Além disso, no inverno, os desconfortos também são maiores em virtude de as terminações nervosas ficarem mais sensíveis, intensificando qualquer dor”, explica a fisiatra Angélle Jácomo, do Centro Especializado em Hipermobilidade e Dor (CEHD).

As articulações também sofrem: Machado ensina que as pessoas costumam se mexer menos durante o tempo frio, e o líquido sinovial, que embebe as regiões, precisa de movimento para nutrir a cartilagem e evitar processos inflamatórios. “Quem sofre mais com a dor é quem está paradinho”, diz o médico.

Para evitar as dores, além de se manter aquecido, é importante apostar nos exercícios físicos de baixa intensidade, sem esquecer o aquecimento antes de começar a atividade. Caso a dor persista, a indicação é procurar um ortopedista para que se avalie a situação e o médico defina o tratamento.

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/entenda-por-que-as-dores-musculares-e-nas-articulacoes-pioram-no-frio

Share This