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A canelite é uma inflamação no osso da canela, a tíbia, ou dos músculos e tendões que estão inseridos nela. O principal sintoma da canelite é a dor forte na canela sentida quando se faz exercícios de alto impacto, como a corrida. Apesar de ser comum em corredores, a canelite também pode surgir em atletas do futebol, tênis, ciclismo, ginástica olímpica, entre outros. 

A principal causa da canelite são os exercícios físicos que possuem impacto repetitivo, mas também pode ser resultado da prática de exercícios em superfícies irregulares, falta de alongamento e até mesmo condições genéticas. Assim, uma das melhores formas de prevenir a canelite é alongar antes do exercício e aumentar gradativamente o volume do exercício para evitar não só a canelite como também outras lesões.

O tratamento ideal exige repouso, gelo no local e, em condições especiais, faz-se necessário o uso de medicamentos receitados pelo médico. O importante é não ignorar a dor!

Verdade: O alongamento e fortalecimento dos músculos da panturrilha (tríceps sural) é de extrema importância no tratamento, já que a canelite tem relação com a sua contração inadequada.

Mito: Muito dificilmente é o tênis que está causando a sua canelite. Aliás, isso vale para a maioria das lesões na corrida. Em vez de começar a usar um tênis com mais amortecimento, procure melhorar a sua forma de correr para que o seu próprio corpo amenize o impacto.

Foto: Vanessa Mckeown

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